AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE PLANTAS DE OXIGÉNIO NA GUINÉ-BISSAU

O Alto Comissariado com apoio técnico e financeiro da OMS levou a cabo uma missão técnica de avalição das plantas oxigénio no Sector Autónomo de Bissau e Biombo.



A missão de avaliação e diagnóstico decorreu de 22 a 28 de setembro. As fábricas do Hospital Nacional Simão Mendes, Hospital Militar Principal, Hospital de Cumura, Hospital de Pediátrico de Bôr e Clínica Madrugada foram alvo de avaliação e diagnóstico das suas plantas de oxigénio, nomeadamente, capacidade de produção, pureza do oxigénio e manutenção. As centrais elétricas também foram alvo avaliação nesta missão.

A equipa de três técnicos da ONG Build Health International, constituída por um Biomédico, um Engenheiro Biomédico e um Eletricista apresentaram um relatório preliminar no último dia da missão. Os dados partilhados, indicam que apenas uma das 5 fábricas avaliadas foi considerada funcional, três necessitam de reparação e uma não está funcional.


A próxima fase desta intervenção, que tem como objectivo reforçar a capacidade de produção de oxigénio do país, é reparar os problemas encontrados e assim garantir a funcionalidade em pleno das fábricas avaliadas.




27 views0 comments