Formação de técnicos do departamento de saúde ambiental

Updated: Apr 13, 2021


No dia 17 de setembro de 2020, no aeroporto Osvaldo Vieira, aconteceu o treinamento para técnicos do departamento de saúde ambiental sobre o uso do scanner de termômetro. Na verdade, o Grupo de trabalho sobre a gestão de dados e informação é um grupo multidisciplinar e multissectorial criado pelo Alto Comissariado, com vista a prestar apoio em todo o processo de gestão de dados e informação da vigilância.


Epidemiológica da COVID-19.O Ministério da Saúde, adquiriu com apoio da Agência das Nações Unidas para as Migrações (IOM) um termómetro scanner o qual encontrasse atualmente em desuso devido a fraca capacidade técnica de utilização do mesmo. Neste sentido, o Alto Comissariado pretende capacitar técnicos de saúde do Ministério da Saúde – Departamento de Saúde Ambiental em normas do uso do termómetro.


O objetivo geral do referido treinamento é capacitar técnicos de saúde em serviço no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira na utilização e manutenção do termómetro scanner para leitura e registo da temperatura corporal em viajantes no âmbito da vigilância da COVID-19.


Como metodologia os participantes do treinamento tiveram:

  • Conteúdo teórico sobre critérios e normas para vigilância sanitária em portos de entrada com foco em aeroportos;

  • Práticas para usar o termômetro:

  • Calibração periódica do termômetro;

  • Regulação da temperatura – graus Fahrenheit (F) a Centígrados (C);

  • Posicionamento do termômetro para registrar a temperatura corporal;

  • Posicionar o pessoal de saúde para ler as temperaturas;

  • Recomendações e conduta em caso de suspeita (maior ou igual a 38 ° C)

A formação foi enviada a 15 técnicos do departamento de Higiene Ambiental do Ministério da Saúde por facilitadores Técnicos de gestão de dados do Alto Comissariado.


#ACCOVID

6 views0 comments