O Alto Comissariado apela à população a cumprir as medidas de prevenção da COVID-19



Comunicado de Imprensa

Bissau, 2 de julho de 2021: O Alto Comissariado apela à população a cumprir as

medidas de prevenção da COVID-19


O Alto Comissariado continua a seguir a evolução da COVID-19 no país e tem registado uma tendência preocupante para o agravamento da situação. Dos quatro principais indicadores diariamente avaliados, consta um aumento do número de novos casos nas últimas cinco semanas, um aumento do número de pessoas hospitalizadas e um aumento da taxa de positividade dos testes.


Tendo em conta a terceira vaga da pandemia que está neste momento em curso no continente africano, incluindo em países da sub-região, não é de se excluir um fenómeno semelhante no nosso país. Considera-se que a variante Delta do vírus SARS-CoV-2 pode estar na origem desta terceira vaga, pois já foi detetada em mais de 14 países africanos e é supostamente 60% mais transmissível que as variantes anteriores.


Como fator agravante, assistimos ao não cumprimento das medidas em vigor no Decreto do estado de Alerta, renovado por mais 15 dias no dia 24 de junho de 2021. Medidas como uso obrigatório de máscara na via pública, nos espaços fechados de acesso público, nos

transportes públicos assim como o cumprimento de distanciamento físico não são cumpridas pela maioria da população.


O combate à pandemia da COVID-19 é uma luta de todos o Guineenses, pelo que exortamos a população a reforçar o cumprimento e a ajudar a cumprir as medidas em vigor, para que juntos consigamos travar a tendência ascendente verificada nas últimas semanas.




71 views0 comments