Quadro de medidas sociais e de saúde pública escalonadas relativas àCOVID-19 em África

"Os sistemas escalonados de medidas sociais e de saúde pública (MSSP) constituem um componente essencial na eficaz preparação, resposta e comunicação dos riscos no que se refere à COVID-19. Esses sistemas utilizam indicadores sobre propagação de doença para apurar o nível adequado de MSSP num dado momento e num determinado local, fundamentando intervenções dirigidas que se coadunam com diferentes níveis de transmissão de doença. São sistemas que capacitam o público para preservar a sua segurança, mantendo as pessoas informadas acerca do risco de COVID-19 nas respectivas zonas. Quando é concebido e implementado eficientemente, um sistema escalonado de MSSP pode ajudar os decisores nacionais a reduzir a transmissão do SARS-CoV-2 e a salvar vidas, evitando simultaneamente a implementação de medidas de MSSP desnecessariamente duras ou disruptivas em termos sociais e/ou económicos. Encontrar este equilíbrio é fundamental na luta que tem sido travada contra a COVID-19.


Até Maio de 2021, poucos Estados-Membros da União Africana (UA) haviam implementado sistemas escalonados de MSSP ou sistemas de patamares de alerta no que diz respeito à COVID-19 ao nível nacional para orientar a implementação de MSSP (Anexo 3); esses esforços não contemplam o conhecimento e a consciência da situação ao nível regional ou continental. A Parceria para dar resposta à COVID-19 baseando-se em dados factuais (PERC - Partnership for Evidence-Based Response for COVID-19) desenvolveu um painel continental destinado a fornecer a referida percepção da situação.


Trata-se de um documento que descreve o painel das MSSP ao nível do continente e explica de que maneira esse quadro pode ser adaptado a um sistema escalonado de MSSP relativas à COVID-19 no plano nacional."


Fonte: Parceria para dar resposta à COVID-19 baseando


-se em dados factuais

Consulte o documento para informação mais detalhada.

PERC_COVID-19-Tiered-PHSM-Framework-for-Africa_FINAL-pt
.pdf
Download PDF • 283KB

ACERCA DA PERC: A parceria para dar resposta à COVID-19 baseando-se em dados factuais (PERC) é uma parceria público-privada que apoia medidas baseadas em dados factuais para reduzir o impacto da COVID-19 nos Estados-Membros da União Africana. As organizações membros da PERC são as seguintes: Centros africanos de prevenção e controlo de doenças; Resolve to Save Lives, uma iniciativa da Vital Strategies; a Organização Mundial da Saúde; a equipa de apoio rápido à saúde pública do Reino Unido; e o Fórum Económico Mundial; a Ipsos e a Novetta Mission Analytics; que trazem uma vasta experiência em estudos de mercado e anos de prestação de serviços de análise de dados para a parceria.

40 views0 comments